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16/08/2012 | 16:43 Imprimir notícia Imprimir

PRÊMIO GESTÃO ESCOLAR E O IDEB

Prêmio IDEB
Prêmio IDEB
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A Escola Estadual Presidente Kennedy é Destaque em Gestão Escolar, conquistando em 2012 o primeiro lugar no Estado do Rio Grande do Norte e irá concorrer ao Diploma "Destaque Brasil". Durante o evento, a Secretaria de Educação também divulgou o resultado do Prêmio de Gestão Escolar 2012, e a Escola Estadual Presidente Kennedy foi agraciada com uma comenda de melhor gestão do Estado. Esse ano, mais de 260 escolas se inscreveram para participar, se contrapondo ao número de 50 inscritas no ano passado. Os gestores tiveram que envolver a comunidade em uma avaliação da realidade escolar, realizando um diagnóstico das condições de ensino oferecidas pela escola e traçando um plano de ação. A escola vencedora nesta etapa 2012 foi a Escola Estadual Presidente Kennedy. Natal RN, tendo como diretora Maria Gorete Nobre Silva que fará uma viagem de intercâmbio cultural aos Estados Unidos da América.



SOBRE O IDEB

Os índices pedagógicos da escola têm mostrado uma crescente melhoria no rendimento escolar dos alunos. Nos últimos três anos a escola tem sustentado um percentual elevado de aprovação, tem zerado a taxa de abandono e reduzido significativamente a reprovação. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), em 2009 alcançou a nota 5.3, atingindo no referido ano a meta estabelecida pelo MEC para 2021. Em 2011 a escola mais uma vez supera a média nacional conquistando o 1º lugar entre as escolas públicas de Natal.
A referida estatística evidencia que as ações coletivas desenvolvidas pela escola têm contribuído para a permanência com sucesso dos alunos, bem como para o cumprimento da finalidade maior da escola enquanto instituição social que é assegurar a aprendizagem do aluno. Vários aspectos foram essenciais para tornar a escola eficaz. Dentre esses aspectos destaca-se o compromisso de todos com a construção de uma escola verdadeiramente cidadã, a implementação, a avaliação e reconstrução coletiva do Projeto Político Pedagógico, a atualização e reorganização de um currículo formal articulado ao real, do fortalecimento permanente entre escola e comunidade, trabalho com projetos sintonizado com a proposta pedagógica da escola, usos de estratégias diversificadas e atuação efetiva dos colegiados.



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